quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Rumo à Sociedade Criativa

Nos anos 80, havia muita conversa sobre a transição da “Sociedade Industrial” para a “Sociedade da Informação.” Os recursos naturais e a manufatura não seriam mais a força motriz das nossas economias e sociedades. A informação seria o novo rei.
Nos anos 90, as pessoas começaram a falar da “Sociedade do Conhecimento”. Começaram a perceber que só a informação não traria mudanças importantes. O mais importante seria sobre como as pessoas transformariam informações em conhecimentos e gerenciariam esse conhecimento.
A mudança do foco de “informação” para “conhecimento” é uma melhoria importante. Mas eu prefiro um conceito diferente: a “Sociedade Criativa.” Da forma como vejo, o sucesso no futuro será baseado não no quanto nós sabemos, mas na nossa capacidade de pensar criativamente.
A proliferação das tecnologias digitais acentuou a necessidade do pensamento criativo em todos os aspectos da nossa vida, e também forneceu as ferramentas que podem nos ajudar a melhorar e reinventar nós mesmos. Em todo o mundo, as tecnologias de computação e comunicações estão causando um novo espírito empreendedor, a criação de produtos e serviços inovadores, e maior produtividade. A importância de cidadãos bem educados e criativos é maior que antes.

Postado por Priscila Lima
Fonte: Mitchel Resnick, Massachusetts Institute of Technology
(Livro Repensando o Aprendizado na Era Digital)


Nenhum comentário: