segunda-feira, 19 de novembro de 2007

PCs reconhecem obras de arte

A equipe do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Haifa, em Israel, desenvolveu um novo programa matemático que vai tornar os computadores capazes de saber se uma obra de arte é original ou não.
Com a inovação, os pesquisadores "ensinaram" o computador a identificar obras de arte de diferentes artistas, depois que o programa transformou suas pinturas de natureza, pessoas, flores e outras cenas em uma série de símbolos matemáticos, senos e co-senos.
Depois que o computador "aprende" sobre alguns trabalhos de cada artista, o programa capacita o computador a dominar o estilo individual de cada artista e a identificar o autor quando tiver acesso a outras obras que a máquina jamais tenha visto antes.
O professor Daniel Keren, chefe da equipe que desenvolveu o programa, fez questão de ressaltar que, apesar de muito complexo, o campo de visão do computador ainda é muito inferior ao da visão humana. "A visão humana tem uma evolução experimentada de milhões de anos, enquanto a do computador tem apenas 30 anos. Nesse estágio os computadores ainda têm dificuldade de fazer coisas que são muito simples para as pessoas, como, por exemplo, reconhecer uma foto de uma face humana", explicou.
Magnet
Postado por Flávia Passos Leite.




Nenhum comentário: