quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A casa plugada

Imagine fazer a mesma coisa do escritório ou da rua, comandar as funções de todos os aparelhos que você tem em casa. Antes de encerrar o expediente, ordena ao forno de microondas para esquentar o prato do jantar, providencia o enchimento da banheira de hidromassagem com água quente e coloca o videocassete para gravar um noticiário. Uma nova tecnologia permitirá fazer tudo isso em breve. É um programa chamado Jini, desenvolvido pela Sun Microsystems e cujos testes nos Estados Unidos devem começar nos próximos meses. Ele faz com que o sonho da casa inteligente, dos aparelhos eletrônicos que funcionam interligados a redes de computador, fique cada vez mais próximo da realidade. O programa foi desenvolvido para simplificar ao máximo as redes de dados, como a Internet, e interligar os mais diversos aparelhos eletrônicos. Ele usa a linguagem Java, a mesma que permite rodar programas em computadores com sistemas operacionais diferentes.
Cada aparelho eletrônico que contiver o Jini poderá trocar informações com outros sistemas: do televisor aos aparelhos de DVD, do sistema de alarme à máquina de lavar roupa, do computador pessoal aos cartões inteligentes.
É o contrário do que ocorre hoje. Cada vez que surge uma máquina mais veloz, novos programas ainda mais rápidos são criados. Esses programas, por sua vez, passam a exigir outros computadores mais modernos.
A tecnologia Jini parece resolver essa questão. Não é por acaso que diversas empresas eletrônicas, como Canon, Epson, Ericsson, Mitsubishi, Novell e Toshiba, já mostraram interesse em desenvolver produtos para a novidade.
Postado por: Ana Kelly F. Gomes

Nenhum comentário: